sábado, 2 de novembro de 2013

Atos dos apóstolos

Passei algum tempo lendo diversos autores, suas opiniões e conceitos sobre temas religiosos.

Dentre os que li, destaco:

1."Quem Jesus foi, quem Jesus não foi", de Bart D. Ehrman. Neste livro o autor faz um levantamento das principais inconsistências por trás do NT com relação à vida de Jesus, mas em nenhum momento afirma que estejam erradas porém fruto de uma contextualização natural.

2."Outro cristianismo é possível", do Pe. Roger Lenaers. Ele afirma que a doutrina da fé construída sob o axioma de conceitos medievais perdeu sua validade, não perdendo, no entanto, a própria mensagem da fé.

3."Jerusalém, Jerusalém", de James Carroll. Ele demonstra como a força mística da Cidade Santa tem inflamado, ao longo de quase 5000 anos de história, as principais religiões do planeta: judaismo, islamismo e cristianismo.

4."Ciência x espiritualidade", Deepak Chopra e Leonard Mlodinow. Duas visões distintas de mundo: um defende que a realidade existe numa consciência que antecede a vida no Universo e o outro acredita que só a física pode explicar a criação do cosmos. Um debate intrigante, porém respeitando os pontos de vista do outro.

5."O paradoxo da Serpente", de Silvio Fiorani. Cristianismo, a fé usurpada.

6."Ressurreição, história e mito", de Geza Vermes. "O dilema a ser enfrentado e resolvido (neste livro) é como reconciliar a extrema importância atribuída à ressurreição, pela cristandade, com o muito limitado montante de interesse perceptível pelo tema no ensinamento autêntico de Jesus".

Porém agora está na hora de ler o maior de todos os livros, a bíblia, e pedir orientação a Deus para chegar um pouquinho mais perto da verdade que se possa permitir a um amador, mortal e pecador como eu.

Meu estudo começa por Atos dos Apóstolos, por ter sido o primórdio da florescente fé em Jesus.

Ali a fé ainda não sofreu influências de teólogos, doutrinadores, exegéticos, e principalmente do cristianismo ortodoxo romano do IV século (aliás os primeiros seguidores de Jesus ainda nem eram chamados de cristãos - At 11:26).

É empolgante, para mim, essa busca pela nascente de onde brotou a fé em Jesus, pura, límpida, simples, cristalina.

Nascente do Rio São Francisco

Um comentário:

  1. Parabéns pelo BLOG....agora você irá na fonte certa, e, tenho certeza que suas dúvidas serão esclarecidas, com orientação e ajuda de Deus. Com certeza, encontrarás dificuldades e haverá controvérsias de sua parte, tenho certeza disso também, mas, não esqueça que ela foi escrita(embora inspirada po Deus), por homens falhos, como nós...e...ela(Bíblia), também, vem sofrendo muitas mudanças com as tais atualizações...mas...Deus é contigo...vai fundo...sugiro que tenha outras versões delas para eventuais comparações, e não somente a que voce já tem....Um forte abraço e Que Deus o ilumine...

    ResponderExcluir