terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Extra! Extra: uma nova pista!

Nesta nossa trajetória em busca da essência da fé, nos deparamos com uma nova pista.

Além do Livro de Atos, que nos conduz aos primórdios da fé dos primeiros seguidores de Jesus (logo chamados de cristãos), também o livro de Tiago nos trás uma importante pista. Por que?


Tiago se tornou o líder dos apóstolos na nascente comunidade de Jerusalém, natural sucessor de Jesus (a despeito de a igreja ortodoxa romana afirmar, convenientemente, que teria sido Pedro o sucessor de Cristo).

Sendo irmão de Jesus, Tiago compartilhou de sua vida, seu pensamento, suas palavras, de tal maneira que, naturalmente, se tornou um líder respeitado nesta comunidade.

O livro de Atos aponta para Tiago como aquele que defende os princípios da comunidade em Jerusalém. Ele não se deixa envolver pelos argumentos de Paulo sobre a salvação pela fé sem as obras da Lei, pelo contrário, é um inflexível defensor de uma doutrina judaica-cristã, segundo alguns, aquela que Jesus teria defendido.

Atos expõe claramente àqueles que se propõem a estudá-lo historicamente, o caráter rebelde, vingativo, rancoroso, dissimulado e intransigente de Paulo.("O corpo da sua morte" que ele tinha que carregar consigo, apesar de convertido?)

Sua formação culta (quando os apóstolos eram analfabetos) e o fato de ter explorado a linguagem escrita (em oposição à linguagem simplesmente oral dos apóstolos) lhe trouxeram enormes vantagens para que suas idéias se sobrepusessem às dos apóstolos, principalmente após a morte de seu líder maior, Tiago (62dC), e a destruição completa de Jerusalém (70dC) quando as assembleias em Jerusalém foram dispersas e os princípios defendidos pelos apóstolos pulverizados uma vez para sempre.

Tiago resistiu a Paulo, tentando dissuadi-lo  de continuar pregando o abandono completo do judaísmo por aqueles que se convertiam ao Cristo, conceito este que Paulo intensificou após ser rejeitado pelas comunidades de cristãos-judeus por onde passava, após afirmar ressentido: "O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo e, desde agora, parto para os gentios." At. 18:6

Podemos perceber que, no primeiro século, havia uma espécie de "guerra fria" entre as idéias de Tiago e as idéias de Paulo.

Enquanto Paulo escrevia às comunidades exortando que "a salvação é pela graça sem as obras da lei", Tiago enviava pastores à estas comunidades exortando a tomarem cuidado com aqueles que ensinavam uma doutrina diferente daquela que a comunidade de Jerusalém ensinava, afirmando que "a fé sem obras é morta".

Para finalizar, uma pista importante: diante do conceito e do valor que tinha Tiago para a igreja de Jerusalém e para as primeiras comunidades cristãs no I século, Paulo se retratou publicamente! (Atos 21: 17-26).






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