Além do Livro de Atos, que nos conduz aos primórdios da fé dos primeiros seguidores de Jesus (logo chamados de cristãos), também o livro de Tiago nos trás uma importante pista. Por que?
Tiago se tornou o líder dos apóstolos na nascente comunidade de Jerusalém, natural sucessor de Jesus (a despeito de a igreja ortodoxa romana afirmar, convenientemente, que teria sido Pedro o sucessor de Cristo).
Sendo irmão de Jesus, Tiago compartilhou de sua vida, seu pensamento, suas palavras, de tal maneira que, naturalmente, se tornou um líder respeitado nesta comunidade.
O livro de Atos aponta para Tiago como aquele que defende os princípios da comunidade em Jerusalém. Ele não se deixa envolver pelos argumentos de Paulo sobre a salvação pela fé sem as obras da Lei, pelo contrário, é um inflexível defensor de uma doutrina judaica-cristã, segundo alguns, aquela que Jesus teria defendido.
Atos expõe claramente àqueles que se propõem a estudá-lo historicamente, o caráter rebelde, vingativo, rancoroso, dissimulado e intransigente de Paulo.("O corpo da sua morte" que ele tinha que carregar consigo, apesar de convertido?)
Sua formação culta (quando os apóstolos eram analfabetos) e o fato de ter explorado a linguagem escrita (em oposição à linguagem simplesmente oral dos apóstolos) lhe trouxeram enormes vantagens para que suas idéias se sobrepusessem às dos apóstolos, principalmente após a morte de seu líder maior, Tiago (62dC), e a destruição completa de Jerusalém (70dC) quando as assembleias em Jerusalém foram dispersas e os princípios defendidos pelos apóstolos pulverizados uma vez para sempre.
Tiago resistiu a Paulo, tentando dissuadi-lo de continuar pregando o abandono completo do judaísmo por aqueles que se convertiam ao Cristo, conceito este que Paulo intensificou após ser rejeitado pelas comunidades de cristãos-judeus por onde passava, após afirmar ressentido: "O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo e, desde agora, parto para os gentios." At. 18:6
Podemos perceber que, no primeiro século, havia uma espécie de "guerra fria" entre as idéias de Tiago e as idéias de Paulo.
Enquanto Paulo escrevia às comunidades exortando que "a salvação é pela graça sem as obras da lei", Tiago enviava pastores à estas comunidades exortando a tomarem cuidado com aqueles que ensinavam uma doutrina diferente daquela que a comunidade de Jerusalém ensinava, afirmando que "a fé sem obras é morta".
Para finalizar, uma pista importante: diante do conceito e do valor que tinha Tiago para a igreja de Jerusalém e para as primeiras comunidades cristãs no I século, Paulo se retratou publicamente! (Atos 21: 17-26).
Nenhum comentário:
Postar um comentário