sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A verdadeira Religião

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é estaVisitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo” Tiago 1.26-27.

Esta afirmativa do autor da carta de Tiago, ao meu ver, contém uma verdade e uma distorção de verdade.

A verdade é que "a religião pura e imaculada" consiste em ATITUDE.

Visitar órfãos e viúvas nas suas aflições é um dever de todo homem que professa a essência de Deus em si.
Se o homem foi criado a imagem de Deus, como diz o livro de Gênesis, então essa imagem se reflete em ATOS de atenção para com os necessitados, dentre muitas e muitas outras atitudes que devem (e podem) ser tomadas perante a sociedade.

Se a sociedade mergulha na corrupção e na mentira e a igreja não tem ATITUDE, mas está circunscrita a seu templo, ao seu corpo de membros, às suas estratégias para expansão do "evangelho", diga-se pregar que todos vão para o inferno e que Jesus é a única salvação... isto é ATITUDE? Reflete a imagem de um Deus que se preocupa com todos e não apenas em encher um saco com almas "salvas"?

Toda a história do Velho Testamento está pautada em uma FÉ COM ATITUDE. Apenas o Novo Testamento é que inaugurou um tipo de fé CONTEMPLATIVA, PASSIVA, SUBSERVIENTE, ACOVARDADA, EXCESSIVAMENTE PRUDENTE chegando a ser COMPLACENTE COM A CORRUPÇÃO, como convinha ao Estado Romano decadente do Imperador Constantino (século IV dC): "admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam..." Tito 3:1.

A distorção da verdade é afirmar que o "crente" deve "guardar-se incontaminado do mundo".

Já discutimos isso anteriormente: a heteronomia (duas ou mais realidades distantes uma da outra, opostas) entre bem x mal, céu x inferno, anjos x demônios, puro x impuro, salvo x perdido, eternidade com Deus x eternidade sem Deus, o salvador x o tentador.

Neste caso o mundo contamina, é perdição, só serve para pecar e destruir. O céu, ao contrário, é vida, luz, gozo eterno, prazer...

Três séculos depois do autor de Tiago escrever estas palavras, um poder venal, corrupto e manipulador lançou as bases do terror afirmando que a religião ortodoxa era o único meio de alcançar o paraíso distante onde mora o Deus severo e iracundo, apoiando-se naturalmente em Jesus que passou a ser subalterno aos dogmas desta religião e à Maria imaculada intercessora entre o Filho e o Pai.

Religião só é boa se reflete ATITUDE. Ponto!
Ter ATITUDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário